No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Mateus escreveu para os Judeus.
Marcos para os Romanos.
Lucas para os Gregos.
João para os Cristãos.
No princípio.Muito antes da fundação do mundo, antes de tudo, Ele já existia. Pv. diz:" Ainda Ele não tinha feito a Terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando Ele preparava os céus, aí estava Eu; quando compassava ao redor a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo, quando punha o mar a seu termo, para que as águas transpassassem o seu mundo, quando cumpunha os fundamentos da Terra, então, Eu estava com Ele". (Pv. 8.26-30).
Era o Verbo. Desde a sua inicialrevelação à humanidade, Deus se apresentou como Verbo. Quando Moisés cerca de 1500 a.C., perguntou o seu Nome, o Senhor lhe respondeu:"EU SOU O QUE SOU" (Ex.3.14.).
A Torá Viva, ao comentar o nome de Deus (YHVH), diz:" O Tetagrama denota o nível onde presente, passado e futuro são o mesmo".
Repare: os três tempos básicos em que um verbo é conjugado.
Ao lermos o relato da criação no livro de Gênesis, vemos o verbo ali, revelado na Sua própria boca:"E disse Deus: HAJA LUZ ". (Gn 1.3).
Entender que o Verbo é Deus parece tão difícil quanto entender a complicada gramática portuguesa. Mas, se analisarmos mais profundamente, veremos a perfeita consonância da gramática com a Teologia: Em primeiro lugar, o verbo haja foi empregado no sentido de existir, fazer, ocorrer, acontecer. O Verbo fez tudo existir: " Nele foram criadas todas as coisas que nos céu e na Terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele" (Cl 1.16).
O verbo Haja está no imperativo afirmativo. Imperativo é o modo verbal que exprime uma ordem. A palavra diz: "Louvai-o, sol e lua;Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.Que louvem o Nome do Senhor, pois mandou e logo foram criados" (Sl 148.3,5).
Já o modo afirmativo é aquele que afirma, confirma e concorda. O Verbo estava ali na Criação, afirmando e concordando consigo mesmo. Mais tarde, Ele mesmo nos ensinará sobre o poder criador da concordância em torno de uma afirmação: "Se dois de vós concordarem na Terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai , que está nos cèus". (Mt18.19).
O verbo Haja também pode ser conjugado no presente do subjuntivo. Subjuntivo quer dizer "subordinado, dependente". E ele, ainda que Deus subordinou-se ao Pai, fazendo-se dependente dele, conforme disse aqui na Terra: "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade , mais a vontade do Pai, que me enviou" (Jo 5.30).
O modo subjuntivo também é chamado de conjuntivo, isto é, "que junta", "que une". Desde o princípio o Verbo agiu em conjunto com o Pai e já mostrava que, no futuro, também seria Dele a missão de unir a criatura ao Criador: "Deus estava em Cristo. reconciliando consigo o mundo"(2Co 5.19).
E o Verbo estava com Deus. Não resta dúvida de que alguém estava no princípio com Deus.No Livro de Gênesis, quando lemos o relato da criação do ser humano, Deus diz:"Façamos o Homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança". (Gn1.26).Se Deus estivesse sozinho, "O Verbo" não estaria no plural
Passagem tirado do Livro "Os quatro Evangelhos reunidos em um só"
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